quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A velha senhora que queria morrer...

Ela já não estranhava mais muita coisa, mas não podia disfarçar a surpresa, e ao mesmo tempo, a alegria em ver aquela senhora de seus 80 anos fazendo top less na praia de Nice.
Nunca tinha visto uma mulher tão cheia de si, e como ela era charmosa, tinha a pele bem morena e enrugada do sol, usava um chapéu de praia, daqueles que fazem você respeitar quem o veste. Para sua surpresa, a senhora veio até ela e pediu que a ajudasse a encontrar seu colar de ouro que havia caído. Ela achou o colar da senhora e assim se tornaram amigas.
Aquela senhora a intrigava e a facinava também com toda sua arrogância, charme, imponência e ao mesmo tempo com aquele coração enorme, partido em dois. A velha senhora contou para sua nova amiga coisas sobre quando era jovem, contou que nunca havia amado um homem que não a tinha amado de volta, mas que, tampouco, havia sido feliz em sua vida de luxos e de mulher cortejada. Falou sobre a velhice, sobre o dinheiro, sobre a loucura...contou sobre quando tinha tentado se matar, sobre quantas vezes na vida preferiu morrer...A donzela desejada de outrora, hoje era uma velha senhora que não tinha compania para almoçar, nem com o que, ou com quem gastar o dinheiro do falecido marido rico. Tinha o mar que a consolava, o sol que a aquecia e o vento que a tentava matar...no fundo foi só isso que ela sempre quis. Afinal, ela não passava de uma velha senhora cansada, uma velha senhora chamada França.

sábado, 22 de novembro de 2008

à bença meu Brasil...

Brasil, meu Brasil...Brasil dos meus orixás, do batuque bom, de Vinicius, Tom, Clara Nunes, Chico, dos capitães da areia,dessa gente de cara enrugada que não para de sorrir, dessas baianas, do feijão mineiro, do acarajé, do café com broa, do Piano na Mangueira, do meu Coringão, dos abraços, das noites quentes, da minha cachaça, do copo sujo no buteco, meu Brasil que mesmo no frio sente calor, meu Brazil amigo do mundo, Brasil de gente bamba.
Brasil, de todos os meus amores és o maior, quando te ouço choro de alegria, quando te enxergo meu peito parece que vai explodir de tanta boa energia, do mundo todo muitas coisas belas guardei comigo, mas nelas faltam o que em você sobra, falta o samba, falta a madrugada cantando com um violão em baixo do braço canções de carnaval...Ah meu Brasil, com orgulho sou sua, faço parte de você, e pode ser que me faça ausente de tempos em tempos, mas prometo-te meu Brasil, quando chegar o Carnaval, de onde for eu volto, pra rezar com você a sua religião, a Alegria...
à bença iemanjá...

E pra você minha irmã trigêmea, que anda meio ausente, saiba que ontem visitei o terreiro, e pedi pro meu São Jorge guerreiro encher seu coração de alegria, sem grande razão, simplesmente, por ser um coração brasileiro!! Te amo!!!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Quando crescer quero ser louca!!!

Essa gente careta, caricata do dia a dia me cansa, essa gente normal que faz tudo igual, que ouve a mesma coisa, que tem as mesmas atitudes em relação a vida...eu entendo, sei que vocês tem medo, medo de ficar sem o celular, sem a televisão, sem poder pagar o crediário, mas vocês me cansam. Sabem do que eu tenho medo?? Eu tenho medo de ficar igual a vocês, agindo como manda o figurino e apunhalando os outros pelas costas só pra ganhar uma migalha de reconhecimento no final do mês e ainda se sentir realizado com isso...ah não!!! Eu não aguento vocês, eu queria viver em um lugar onde não existisse pessoas iguais vocês, de sorriso amarelo, de emoção controlada, de cara palida, de esposa apaixonada, de marido corno. Todos os dias quando acordo, fico pensando porque mesmo que acordei, quando me lembro que estou fazendo o mesmo que vocês quero sair correndo, "correr mundo, correr perigo", se ser certo nessa vida é ser igual a vocês, então me desculpem eu sou anormal, uma louca, e se me perguntassem, o que você quer ser quando crescer?, eu diria, que é isso que quero ser...
É por isso que eu bebo!!!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Anywhere but here...

Ando muito chorona eu. Ando choramingando pelos cantos feito criança que não sabe onde tem dor. Ando chorando as pitangas a torto e a direito sem saber nem porque nem quando me magoei. Dor aqui, dor ali. Será que isso é dor do que??? Do coração??? Dessa cabeça enorme que Deus me deu??? Dos dois juntos???
Ocupo meu tempo sonhando com uma vida que não tenho, vida de quem faz o que quer a hora que quer...não, não meu amigo, não estou falando de dinheiro, pelo contrário, tô falando de quem não depende dele, nem de nada, nem de ninguém pra ser feliz, to falando de desprendimento, de gente feliz...e sei que a felicidade, mesmo para esses não é coisa constante, mas sei que os momentos de felicidade desse tipo de gente que vive igual bicho solto, são menos raros e mais lindos.
Me lembro até hoje quando cheguei no topo daquela subida e avistei Granada de cima e o Alhambra bem na minha frente, lembro daquele jardim, do sol, do céu, nunca o tinha sentido tão perto...naquele momento não senti fome, nem frio, nem dor, nem solidão, nem saudade, nem vontade de ir ao banheiro, naquele momento eu só senti que estava aonde deveria estar, na hora em que deveria estar...ah, a quanto tempo não sinto isso!!!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

My american dream

"I have a dream..."
...that all your hypocrisies falls apart, with all your malls, and your outlets, and your brands and your made up girls......that you will stop ignoring that you're as weak as the rest of the world, that you're part of it;...that you will teach your people that television and coke is not enough for a life of joy......that you will stop ignoring that America is not only made of Americans, that it has been and continues to be built by every one who lives inside it......that you will you use your intelligence and humor for things that matter and not only to build bombs and to create tv shows to distract people from them......that you will praise your true heroes and make them an example for your kids......that you will let your artists be, that you will not just pretend and watch them all the time......that you will let your kids learn that there is a huge world and that exploring it is not going around with a camera taking pictures and saying how homesick you are.......that you will admit how great you are, not because of money, but because of jazz and Tarantino , and Edgar Allan Poe......that you'll admit that you have neighbors and that they can be part of your family......that you will admit that I'm you neighbor and that I am part of your family and that is exactly what gives me the right to dream about you and for you...
May a new American dream come true...

domingo, 2 de novembro de 2008

Ode a Gregor Samsa

Hoje sei como se sente ao não conseguir levantar da cama, não por tristeza ou insatisfação, mas por simplesmente estar inpossibilitado de faze-lo. Hoje entendo o que uma mísera limitação física pode mudar em nossa vida, e como é impossível se sentir grande, quando se é pequeno...será por isso que você é tão horroroso e tão nojento, porque esse é o único jeito que existe para as pessoas te notarem de verdade...apesar de ser um ser tão impotente que mal pode se virar sozinho causa tanto horror nas pessoas, as faz correr e gritar e espernear...hoje, em parte, te entendo, caro amigo, mas não deixo de ter nojo de você...